SEM SAÚDE NÃO HÁ
VIDA"
1- INTRODUÇÃO
Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática
participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com
a linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e
fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso
facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito
do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua
importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão
decisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida
alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e
incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos
alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.
É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura,
etc.
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso
corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
2- APRESENTAÇÃO
O presente projeto implantado em Patrocínio- MG, através da Escola Municipal
Maria Isabel de Queiroz (CAIC), apresenta uma proposta enriquecedora,
planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano de 2001,
buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos
hábitos de higiene.
3-JUSTIFICATIVA
O Projeto "Sem saúde não há vida", é uma proposta que possibilita e garante uma
aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e
sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de
cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e
da coletividade.
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se
refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora
de atitudes e hábitos.
As experiências mostram que transmitir informações a respeito do
funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como
um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos
desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos
na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.
4- OBJETIVO GERAL
O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os
alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da
compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de
medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
higiene;
higiene;
2. Identificar doenças causadas por falta de higiene;
3. Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
4. Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
cabelos;
5. Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites
do
próprio corpo;
próprio corpo;
6- DESENVOLVIMENTO
DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os
alunos.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos,
portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de
higiene.
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os
alunos.
São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal.
Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos,
portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de
higiene.
1. Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e
outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho
provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras
exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de
assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento
de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima
quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
SUGESTÕES:
outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho
provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras
exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de
assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento
de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima
quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.
SUGESTÕES:
·
Realize na sala
de aula a "Feira do banho",
trazendo todos os
objetos envolvidos na higiene corporal.
objetos envolvidos na higiene corporal.
·
Monte-os num pequeno balcão e esta
exposição poderá ser usada toda vez que
o assunto permitir.
o assunto permitir.
2. Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes
para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a
sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras
doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos
relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a
sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras
doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos
relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
3. Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura
quando
exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de
temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é
importante na manutenção da temperatura corporal.
SUGESTÕES:
exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de
temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é
importante na manutenção da temperatura corporal.
SUGESTÕES:
·
Utilize cartazes ou murais para
mostrar hábitos de vestuários
do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
do Brasil e de outros países, sob as mais diferentes condições climáticas.
·
Mostre a importância do sol na
higiene da roupa.
·
Destaque a necessidade de se usarem
roupas sempre limpas, e de ter um
lugar para guardar roupas sujas.
lugar para guardar roupas sujas.
·
Mostre a necessidade de andar
calçado. Se os pés não estiverem protegidos,
correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,
espinhos, pedras, etc.
correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos,
espinhos, pedras, etc.
·
Além disso, os
pés descalços são portas abertas às
verminoses (amarelão,
lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
4. Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados eboa
saúde.
A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento
pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias,
como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.
Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos
de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes
impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes
de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.
Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos
higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar
o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:
a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento
pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias,
como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.
Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos
de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes
impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes
de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes.
Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos
higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar
o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão.
Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes:
a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
5. Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou
sabão
diariamente, ou então, duas vezes por semana.
Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e
bem cortados.
Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
diariamente, ou então, duas vezes por semana.
Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e
bem cortados.
Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
Espero que gostem ok.
Verismar Alves
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário