quarta-feira, 16 de abril de 2014

Adversidades de Projetos no Ensino Fundamental





Pesquisas e elaboração de conteúdos específicos para o Tópico  "Projetos".


A Pedagogia de Projetos: um novo olhar educacional



De acordo com as considerações de Santomé (1998), as reivindicações progressistas dão início a um movimento pedagógico que valoriza a globalização e a interdisciplinaridade, em busca da democratização da sociedade.
A organização de um currículo diferenciado torna-se uma necessidade para atuar nessa nova perspectiva pedagógica. Sendo assim, as formas de organização temporal, docente, discente e avaliativa ganham novos olhares nesse novo paradigma.
Portanto, ao pensar em um modelo de currículo para atender às necessidades da globalização, a escola deve transformar as metodologias de ensino, as práticas educacionais, as relações professor-aluno e consequentemente, a avaliação. A partir dessa perspectiva, surgem novas Pedagogias que dão uma nova roupagem ao sistema escolar, valorizando a formação de um currículo integrado.
A Pedagogia de Projetos pressupõe agrupamentos alternativos em contextos onde a socialização, o tratamento da informação, a polêmica e os debates estejam inseridos no currículo escolar. Trata-se, portanto, de uma abertura aos espaços multiculturais e diversificados, nos quais tenham vez às diferenças sócio-culturais, étnico-raciais, religiosas e de gênero. A interação entre pares e o trabalho coletivo, também estão presentes nas metodologias de ensino e aprendizagem dessa perspectiva.



As estratégias de ensino, nessa proposta educacional, deverão promover sempre a visão crítica do aluno sobre o assunto, e os conhecimentos prévios dos alunos deverão ser considerados e valorizados no ato do planejamento do professor.Esse novo paradigma vem modificando a concepção do papel do professor, interligando o mesmo ao comprometimento e à dedicação para acompanhar a construção do conhecimento dos alunos, diagnosticando o que eles sabem e o que deverão saber, além de possibilitar meios para promover a investigação da forma de compreensão do aluno sobre o conteúdo ensinado. Surge a partir dessa proposta um professor pesquisador e reflexivo.

As atividades propostas devem ter objetivos específicos e bem claros. As atividades e situações de aprendizagem devem ser diversificadas, de modo a contemplar as diferenças entre os alunos, no seu modo de pensar, de compreender e de realizar o trabalho escolar.
A filosofia de John Dewey, base filosófica da Pedagogia de Projetos induz a escola a uma prática docente fundamentada na liberdade do aluno para elaborar os próprios conhecimentos, frisando a necessidade de ligar o ambiente escolar ao meio social.
A partir dessa concepção de projetos, o autor espanhol Fernando Hernández (1998), visa um novo olhar educacional que respeita o tempo, as capacidades, a singularidade e subjetividade de cada indivíduo. Desenvolve os projetos de trabalho como estratégia de ensino globalizada.
REFERÊNCIAS
HERNÁNDEZ, Fernando. A avaliação como parte do processo dos projetos de trabalho. In: ______. Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As origens da Modalidade de Currículo Integrado. In: ______. Globalização e Interdisciplinariedade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Fonte:http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-pedagogia-de-projetos-um-novo-olhar-educacional-3345182.html










PROJETO FILME NA ESCOLA – DEBATE


JUSTIFICATIVAS:

A necessidade de dialogar, discutir faz necessário para construir uma cidadania participativa, consciente e critica. Neste projeto faz necessário repensar o ambiente escolar criando maior diálogo do seu conteúdo com as novas linguagens da sociedade em que vivemos.
Levando o cinema para a escola pretendemos criar condições para o desenvolvimento do pensamento critico, o entendimento acerca das diferenças e através da nossa cultura retratada nas telas propõe aos jovens que fortaleçam noções de cidadania e identidade.
Cada filme apresentado no projeto tem sessões especiais com debate após o filme, retratando diversos assuntos de cidadania, valores, extinção, discriminação e outros.

OBJETIVOS:

·         Promove a exibição, seguida de debate, de filmes variados e temas variados.
·         Estimular leitura crítica dos meios audiovisuais massivos;
·         Estimular leitura crítica de obras fílmicas (forma e conteúdo);
·         Ampliar repertório fílmico de alunos e professores;
·         Incentivar a utilização do audiovisual na sala de aula pelos professores;
·         Aprimorar condições de ensino e aprendizagem;
·         Possibilitar a produção de vídeos por alunos e professores;
·         Estimular a autonomia, auto-estima e compromisso dos alunos com seu processo formativo;
·         Reduzir índices de evasão escolar.

METAS

1.     Realizar a apreciação e análise do filme para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano.
2.     Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.
3.     Promover a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.
4.     Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.
5.     Tornar a escola atrativa.

Fonte: paraisodoeducando.blogspot.com/2011/.../projeto-filme-na-escola.ht...
Fonte: http://projetoaprendizagemn221.blogspot.com.br/2012/06/projeto-filme-na-escola.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário